A mensagem que queremos partilhar com o mundo é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham na nossa caminhada na educação e na vida.


"Mudemos a educação
para que possamos mudar o mundo.” - Claudio Naranjo

terça-feira, 19 de setembro de 2017

O projeto Hortim Já começou

 
PROJETO HORTIM

Público Alvo – Destinado a alunos de Educação Pré-escolar ao 1o Ciclo do Ensino Básico do JI dos Olhos de Água e Escola do Ensino Básico da Lagoinha



Duração: O projeto  caracteriza-se  por ser uma atividade continuada durante este ano letivo. Mas uma vez montada a horta é possível imaginar, que a cada ano, novas turmas darão continuidade ao projeto.



Objetivo Geral: Sensibilizar e consciencializar as crianças de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta.



Objetivos Específicos:




Despertar o interesse das crianças para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação;

Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos;

Consciencializar da importância de estar saboreando um alimento saudável e nutritivo;

Degustação do alimento semeado, cultivado e colhido;

Criar, na escola, uma área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis;

Estimular os alunos a construírem o seu próprio conhecimento no contexto interdisciplinar;

Contextualizar os conteúdos aos problemas da vida urbana;

Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida no nosso planeta.




 

O Porquê?



Um número crescente de educadores e professores têm um importante papel de desenvolver o comprometimento das crianças com o cuidado do ambiente escolar:
  • cuidado do espaço externo e interno da sala ou da escola,   
  •  cuidado nas relações humanas que traduzem respeito e carinho consigo mesmo, com o outro e com o mundo.
A reflexão sobre o ambiente que nos cerca e o repensar nas responsabilidades e atitudes de cada um de nós, gera processos educativos ricos.



AS HORTAS ESCOLARES podem ser um valioso instrumento educativo.


·       O contato com a terra no preparo dos canteiros e

·  A descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem e convivem,

·   O encanto com as sementes que brotam como mágica,

·   A prática diária do cuidado – regar, transplantar, tirar o mato ,

·    Afugentar as formigas com o uso da borra de café ou plantio de coentros,

·  O exercício da paciência e perseverança até que a natureza nos brinde com a transformação de pequenas sementes em verduras e legumes viçosos e coloridos.
 
Estas vivências podem transformar pequenos espaços  
Professora Paula
1º e 2º ano
falamos da importância de certas ervas aromáticas na saúde


No conhecimento individual de cada crianças e fizemos um jogo onde todos se apresentavam - Idade, nome e se já tinham semeado e plantado couves,tomates ou flores..A partir desta deixa apresentamos 
a diferença entre o que são sementes e   bolbos


·       
  
Diferenciar o que é plantar do que é semear; 
  Observar bolbos e sementes e ervas aromáticas envasilhadas.
 Diferenciar plantas de ervas aromáticas.
Onde se pode plantar sem ter canteiros, o conceito de reutilizar.  Entrega de ficha de recursos para as crianças colaborarem com as plantas,sementes,bolbos,terra e garrafas pet

Professora Paula
1º e 2º ano – texto livre sobre a professora é
e desenhar a figura humana da professora



todos na escola da Lagoinha  aprendemos a canção ter amigos é tão bom



 




Professora Teresa
3º e 4º ano

A curiosidade era muita já tinham perguntado a professora quem eu era ..finalmente cheguei a sala com a minha cesta cheia de novidades.

à entrada na sala o exercício de respiração do projeto Mindfulness

Depois de feitas as apresentações e abordamos os seguintes temas
O que é o projeto HORTIM?
A eficiência das flores junto das hortícolas para afastar pragas. O conceito de pragas.
  
Diferenciar o que é plantar do que é semear; 
  Observar bolbos e sementes e ervas aromáticas envasilhadas. Diferenciar plantas de ervas aromáticas.
Onde se pode plantar sem ter canteiros, o conceito de reutilizar.  Entrega de ficha de recursos para as crianças colaborarem com as plantas,sementes,bolbos,terra e garrafas pet que nas próximas sessões vão ser utilizados.



 

a segunda parte da aula de sensibilização foi a leitura de frases celebres, pelos alunos em voz alta sobre o que é ser professor no sentido de que os professores são parte integrante do seu futuro e do seu desenvolvimento com seres humanos.

e aprendemos em língua gestual a dizer bom dia gostamos muito de todos palmas e a professora Teresa utilizou os gestos do mindfullness. 






















Sem comentários:

Enviar um comentário

escreva neste espaço a sua opinião.Grata