PROJETO HORTIM
Público
Alvo – Destinado a alunos de
Educação Pré-escolar ao 1o Ciclo do
Ensino Básico do JI dos Olhos de Água e Escola do Ensino Básico da Lagoinha
Duração: O projeto caracteriza-se por ser uma atividade continuada durante este
ano letivo. Mas uma vez montada a horta é possível imaginar, que a cada ano,
novas turmas darão continuidade ao projeto.
Objetivo
Geral: Sensibilizar e consciencializar as crianças de que a vida depende do ambiente e o ambiente
depende de cada cidadão deste planeta.
Objetivos Específicos:
➢Despertar o interesse das
crianças para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação;
➢Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar
plantas utilizadas como alimentos;
➢Consciencializar da importância de estar saboreando
um alimento saudável e nutritivo;
➢ Degustação do alimento semeado, cultivado e colhido;
➢Criar, na escola, uma área verde produtiva pela
qual, todos se sintam responsáveis;
➢Estimular os alunos a construírem o seu próprio
conhecimento no contexto interdisciplinar;
➢Contextualizar os conteúdos aos problemas da vida urbana;
➢ Construir a noção de que o
equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida no nosso planeta.
O Porquê?
- cuidado do espaço externo e interno da sala ou da escola,
- cuidado nas relações humanas que traduzem respeito e carinho consigo mesmo, com o outro e com o mundo.
A
reflexão sobre o ambiente que nos cerca e o repensar nas responsabilidades e
atitudes de cada um de nós, gera processos educativos ricos.
AS HORTAS ESCOLARES podem ser um valioso instrumento educativo.
· O contato
com a terra no preparo dos canteiros e
· A descoberta
de inúmeras formas de vida que ali existem e convivem,
· O encanto
com as sementes que brotam como mágica,
· A prática
diária do cuidado – regar, transplantar, tirar o mato ,
· Afugentar as
formigas com o uso da borra de café ou plantio de coentros,
· O exercício
da paciência e perseverança até que a natureza nos brinde com a transformação de
pequenas sementes em verduras e legumes viçosos e coloridos.
Professora Paula
1º e 2º ano
No conhecimento individual de cada crianças e fizemos um jogo onde todos se apresentavam - Idade, nome e se já tinham
semeado e plantado couves,tomates ou flores..A partir desta deixa apresentamos
a diferença entre o que são sementes e bolbos
·
Diferenciar o que é plantar do que é semear;
Observar bolbos e sementes e ervas aromáticas envasilhadas.
Diferenciar plantas de ervas aromáticas.
Onde se pode plantar sem ter canteiros, o conceito de reutilizar. Entrega de ficha de recursos para as crianças colaborarem com as plantas,sementes,bolbos,terra e garrafas pet
Professora Paula
1º e 2º ano – texto livre sobre a professora é
e desenhar a figura humana da professora
todos na escola da Lagoinha aprendemos a canção ter amigos é tão bom
Professora Teresa
3º e 4º ano
Depois de feitas as apresentações e abordamos os seguintes temas
O que é o projeto HORTIM?
A eficiência das flores junto das hortícolas para afastar pragas. O conceito de pragas.
Diferenciar o que é plantar do que é semear;
Observar bolbos e sementes e ervas aromáticas envasilhadas. Diferenciar plantas de ervas aromáticas.
Onde se pode plantar sem ter canteiros, o conceito de reutilizar. Entrega de ficha de recursos para as crianças colaborarem com as plantas,sementes,bolbos,terra e garrafas pet que nas próximas sessões vão ser utilizados.
a segunda parte da aula de sensibilização foi a leitura de frases celebres, pelos alunos em voz alta sobre o que é
ser professor no sentido de que os professores são parte integrante do seu futuro e do seu desenvolvimento com seres humanos.
e aprendemos em língua gestual a dizer bom dia gostamos muito de todos palmas e a professora Teresa utilizou os gestos do mindfullness. |
Sem comentários:
Enviar um comentário
escreva neste espaço a sua opinião.Grata