O Conto
Numa época em que se repensa todo cuidado com a natureza, e se reforçam
hábitos mais sustentáveis na sociedade, não poderia ser mais natural
trazer essas práticas ao dia a dia da criança. Porque é na infância que plantamos a mudança. É na criança que semeamos o novo, o broto, o
renascimento. O porquê do
nome jardim de infância na fase escolar
dos pequenos. As educadoras, também chamadas de jardineiras, têm a tarefa de cuidar
dessas sementinhas e plantá-las, num primeiro gesto simbólico de
formação do ser humano. Para que eles, ali, naquela fase, tomem o gosto
pelo aprender, pelo se desenvolver, pelo cuidado, pelo semear a vida.
As aulas de jardinagem despertam na criança a importância da relação do
ser humano com o meio ambiente. “Preparar o canteiro, adubar, semear,
colher e, às vezes, comer o fruto do próprio trabalho, descortinam a
força dos processos da natureza”, fala a educadora e médica dra. Regina
Helena Ribeiro. “Ao vivenciar as diversas etapas do crescimento de uma
planta na horta e no jardim, a criança fortalece suas próprias forças
evolutivas e desenvolve uma atitude de respeito e veneração à natureza”
colocamos o nosso nome nas etiquetas
elaboramos um caracol para identificar as plantas do nosso jardim
utilizamos o recorte colagem no nosso trabalho
Sem comentários:
Enviar um comentário
escreva neste espaço a sua opinião.Grata