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"Mudemos a educação
para que possamos mudar o mundo.” - Claudio Naranjo

sexta-feira, 27 de abril de 2018

o joão pé de feijão e o Hortim

 O Conto

 
 Depois da história lida na sala pela EDUCADORA DORA FIZEMOS o  processo de germinação do feijão


Numa época em que se repensa todo cuidado com a natureza, e se reforçam hábitos mais sustentáveis na sociedade, não poderia ser mais natural trazer essas práticas ao dia a dia da criança. Porque é na infância que  plantamos a  mudança. É na criança que semeamos o novo, o broto, o renascimento. O porquê do
  nome jardim de infância na fase escolar dos pequenos. As educadoras, também chamadas de  jardineiras, têm a tarefa de cuidar dessas sementinhas e plantá-las, num primeiro gesto simbólico de formação do ser humano. Para que eles, ali, naquela fase, tomem o gosto pelo aprender, pelo se desenvolver, pelo cuidado, pelo semear a vida.

                                                                     
As aulas de jardinagem despertam na criança a importância da relação do ser humano com o meio ambiente. “Preparar o canteiro, adubar, semear, colher e, às vezes, comer o fruto do próprio trabalho, descortinam a força dos processos da natureza”, fala a educadora e médica dra. Regina Helena Ribeiro. “Ao vivenciar as diversas etapas do crescimento de uma planta na horta e no jardim, a criança fortalece suas próprias forças evolutivas e desenvolve uma atitude de respeito e veneração à natureza”

 
colocamos o nosso nome nas etiquetas


 elaboramos um caracol para identificar as plantas do nosso jardim
                                                                        utilizamos o recorte colagem no nosso trabalho











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