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"Mudemos a educação
para que possamos mudar o mundo.” - Claudio Naranjo

sexta-feira, 27 de abril de 2018

está na hora de colher no hortim - escola da lagoinha



E, enquanto as plantas e as hortas crescem, em casa e nas escolas, crescem também as crianças. E, quanto mais semearmos essas sementinhas, mais elas crescem fortes e bem adubadas. Com uma possibilidade maior, e, mais concreta, de construir um mundo mais humano, mais consciente e mais verde. Sim, porque está faltando verde nas cidades.



 Crianças que cuidam de hortas ou fazem jardinagem, são crianças que desenvolvem, espontaneamente, um respeito maior à natureza e à vida. Elas cultivam o tempo de forma diferente. Aprendem a importância do cuidado e colhem os frutos, literalmente, dessa prática.

                           apanhamos as favas e cortamos a salsa para plantar em casa




E o simbolismo do semear a infância tem se propagado num efeito prático bem importante que é a jardinagem. Cada vez mais famílias e escolas têm adotado o ‘plantar e colher’ como forma de sustentabilidade e educação. A experiência de pegar em grãos de feijão e plantar no algodão. Ter o cuidado diário em regar, o saber a medida certa de água e de sol, a espera pelo ciclo do grão, a surpresa do nascimento (ou crescimento), e depois os rebentos que vão nascer dali, e a colheita. Em muitas escolas já perceberam a importância no currículo. Porque não apenas se ensinam coisas práticas sobre terra, plantas e frutos como se ensina sobre o ciclo da vida e a importância de ele ser cuidado.

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