E, enquanto as plantas e as hortas crescem, em casa e nas escolas,
crescem também as crianças. E, quanto mais semearmos essas sementinhas,
mais elas crescem fortes e bem adubadas. Com uma possibilidade maior, e,
mais concreta, de construir um mundo mais humano, mais consciente e
mais verde. Sim, porque está faltando verde nas cidades.
Crianças que cuidam de hortas ou fazem jardinagem, são crianças que
desenvolvem, espontaneamente, um respeito maior à natureza e à vida.
Elas cultivam o tempo de forma diferente. Aprendem a importância do
cuidado e colhem os frutos, literalmente, dessa prática.
apanhamos as favas e cortamos a salsa para plantar em casa
E o simbolismo do semear a infância tem se propagado num efeito prático
bem importante que é a jardinagem. Cada vez mais famílias e escolas têm
adotado o ‘plantar e colher’ como forma de sustentabilidade e educação. A experiência de pegar em grãos de feijão e plantar no algodão. Ter o
cuidado diário em regar, o saber a medida certa de água e de sol, a
espera pelo ciclo do grão, a surpresa do nascimento (ou crescimento), e
depois os rebentos que vão nascer dali, e a colheita. Em muitas escolas já perceberam a importância no currículo. Porque não apenas se ensinam coisas práticas sobre
terra, plantas e frutos como se ensina sobre o ciclo da vida e a
importância de ele ser cuidado.
lindo projeto parabens
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